Na tarde desse sábado, 06 de julho de 2024, a Seleção de São Gonçalo do Piauí fez história, derrotou a Seleção de Tanque, ficou com o título de campeão da 2ª Copa Regional dos Quarentões do Médio Parnaíba e se tornou uma “potência” do futebol na modalidade.
A partida foi disputada no Estádio Municipal Alfredo Nunes (o Alfredão), na cidade de Regeneração.
Um título histórico e inédito.
Muito celebrada pelos jogadores, a conquista é histórica e muito especial, pois em 60 anos foi o primeiro intermunicipal de seleção da história do futebol de São Gonçalo na categoria master; nenhuma outra seleção havia alcançado essa glória.
O troféu de campeão só foi levantado depois de uma vitória magra, porém sem muito sofrimento, por 1 X 0 contra a Seleção de Tanque. O gol do título foi marcado pelo centroavante Joelson.
Fala, goleiro Ciço: “São Gonçalo é uma potência.”

Regeneração, Palmeirais, Água Branca, Amarante, Angical e Tanque demoraram para reconhecer, ou talvez até mesmo subestimaram, mas o futebol de São Gonçalo não era mais o de uma Venezuela da década de 80 e 90.
Quando a 2ª Copa Regional dos 40tões começou, nem de longe a Seleção de São Gonçalo era apontada como uma das favoritas ao título. Mas o time já vinha dando amostras que conquistar um troféu era apenas uma questão de tempo e,
no fim, São Gonçalo surpreendeu todo mundo, derrotou os grandes Bichos Papões da modalidade e, com muito mérito, ficou com o título de campeão da 2ª Copa dos Quarentões.
Um jogo pode até se ganhar na sorte, mas um campeonato inteiro é impossível. É inegável o grande salto de qualidade que passou e vem passando o futebol master Sãogonçalense.

Um campeão absoluto que não deu nenhuma chance de vitória ao seu adversário. A Seleção de São Gonçalo veio a campo decidida e determinada a ser campeã da 2ª Copa Regional dos Quarentões do Médio Parnaíba. Durante os 70 minutos, os São Gonçalenses foram muito, mais muito superiores ao escrete de Tanque do Piauí, tanto no primeiro quanto no segundo tempo.
São Gonçalo começou a final pressionando a saída de bola de Tanque. Jogando com velocidade, ótima troca de passes, triangulações e aproximação do meio campo com os três homens de frente: Joelson, Tielson e Osyfran. A primeira boa chegada da equipe de São Gonçalo aconteceu logo aos 50 segundos de jogo. Joelson recebeu um lançamento açucarado dentro da área, dominou bonito, ficou na cara do gol, poderia ter finalizado, mas tentou driblar o goleiro e terminou sendo desarmado.
São Gonçalo seguiu botando pressão no campo ofensivo e criando oportunidades para abrir o placar até por volta dos 17 minutos, quando Tanque deu uma equilibrada na partida e teve duas boas chegadas que levaram perigo à meta do goleiro Ciço. Mas logo São Gonçalo tratou de recuperar o domínio do jogo e voltou a rondar a área do time Tanquense. De tanto insistir, aos 23 minutos, Joelson foi coroado e marcou o único gol do jogo.

Na jogada que deu origem ao gol do título de São Gonçalo, o atacante Tielson dominou uma bola pelo lado esquerdo da grande área, cortou o zagueiro Chico Chagas, viu Joelson entrando de frente para o gol e fez um cruzamento rasteiro fechado. O camisa 09 deu um toquinho de chapa, por baixo do goleiro Ronaldo, e fez 1 X 0.
Segundo tempo: o campeão não sofreu.

Na volta do intervalo, o cenário da partida não foi diferente. No segundo tempo, São Gonçalo continuou com o domínio absoluto da partida, Tanque pouco construiu ofensivamente. Até o apito final, o time São Gonçalense pressionou bastante e criou várias oportunidades para ampliar o placar, mas a vitória terminou mesmo no 1 X 0 do primeiro tempo, sem sustos e sofrimento.
Confira como foi toda campanha que levou São Gonçalo ao primeiro título de sua história no futebol master:
Na primeira fase, a Seleção de São Gonçalo do Piauí caiu no grupo B, junto com Olho D’Água do Piauí e Amarante.
1º jogo: As coisas não começaram nada bem para a Seleção de São Gonçalo. Logo na estreia, foram derrotados pela Seleção de Amarante pelo placar de 2 X 0.
2º jogo: Depois da derrota na estreia, o adversário da segunda partida era Olho D’água do Piauí. Era tudo ou nada; se perdessem, dariam adeus à 2ª Copa Regional dos Quarentões do Médio Parnaíba. Mas São Gonçalo venceu por 2 X 1 e avançou para a fase de mata-mata.
Quartas de final:
São Gonçalo 0 X 0 Palmeirais.
Nas quartas de final, São Gonçalo encarou um osso duro de roer, a mais forte candidata ao título, a Seleção de Palmeirais. Com a bola rolando, a partida terminou com um empate de zero a zero no tempo regulamentar. A decisão foi então para os pênaltis, Palmeirais venceu por 5 X 4.
Mas nem tudo estava perdido, ainda não era um adeus; o regulamento dizia que o quarto melhor perdedor da fase também se classificava. Apesar da derrota nos pênaltis, a Seleção de São Gonçalo voltou para as semifinais pelo critério de cartões: sofreu um cartão amarelo, contra 3 da Seleção de Água Branca.
Semifinais: São Gonçalo 2 X 1 Amarante.

O adversário da semifinal era um velho conhecido, novamente a Seleção de Amarante. Os dois times já haviam se enfrentado na primeira fase e Amarante levou a melhor, venceu por 2 X 0. A seleção amarantina era disparada a grande favorita a vencer o jogo. Mas como diz um velho ditado do futebol, “jogo é jogado, Lambari é pescado”: cada jogo é uma história. Depois de um 0 X 0 no primeiro tempo, no segundo, o treinador Cristiano tirou o atacante Tielson do banco de reservas e ele entrou em campo abençoado e predestinado a garantir a vitória, marcou dois lindos gols e colocou São Gonçalo na final da 2ª Copa Regional dos Quarentões do Médio Parnaíba.
Grande Final:
São Gonçalo 1 X 0 Tanque.
Em nenhuma das cinco partidas que disputou, São Gonçalo entrou como favorita a vencer o jogo, e na final não foi diferente. A Seleção de Tanque era a grande favorita a ficar com o troféu de campeão, mas foi o time Sãogonçalense que dominou de ponta a ponta o jogo e ficou com o título.
Treinador Cristiano: Peça fundamental no titulo

Só há três anos ele assumiu o comando do futebol de veteranos e causou uma revolução. Uma figura muito importante na conquista do primeiro título do futebol master para a Seleção de São Gonçalo, que não pode deixar de ser mencionada nessa reportagem, é o treinador Cristiano. O técnico é para os jogadores uma espécie de herói, desfruta de um imenso respeito e admiração de todos no elenco.
Apesar de não ter feito nenhum gol, Cristiano é apontado pelos próprios companheiros como um dos principais responsáveis pelo título; é ele quem arregaça as mangas, bate de porta em porta pedindo aos amigos, vai atrás dos patrocínios, se vira nos 30 para a equipe entrar nas competições.
Após o jogo, em entrevista à Rádio Tribuna de Regeneração, Cristiano falou da grande importância da conquista, do momento glorioso para o futebol de São Gonçalo, mas também lamentou a falta de apoio por parte do poder público à seleção campeã durante o campeonato.
– A gente já está com bom tempo já pelejando, eu estou na frente do time há três anos, sempre foi uma luta para montar um time, porque nossas equipes de quarentão não têm apoio, os veteranos em si não têm apoio das gestões, a gente vem lutando para tentar montar um grupo, toda vez a gente tem uma dificuldade muito grande para montar uma equipe, transporte e tudo, e hoje a equipe está de parabéns, revelou Cristiano.
O apoio que Cristiano diz não ter recebido da prefeitura de São Gonçalo na caminhada rumo ao título, contrasta com o que aconteceu do outro lado. Sobrou na Seleção vice-campeã.

Tiel Sales, o prefeito de Tanque do Piauí, assistiu das arquibancadas do Alfredão quase todos os jogos da Seleção.
Grande incentivador do esporte na cidade de Tanque, o prefeito Tiel Sales é o que se pode chamar de um desportista nato.
Durante toda a campanha da Seleção, Sales não se contentou apenas em dar apoio e oferecer toda a logística necessária que os jogadores precisavam. Tiel viu tudo de perto, o prefeito foi uma figura carimbada nas arquibancadas do Estádio Alfredão, foi visto em quase todos os jogos: gritando muito, torcendo e pegando no pé da arbitragem. Literalmente jogou junto com a Seleção de Tanque.
Ganhar um título marca a história de todo jogador. Confira a ficha técnica da Seleção de São Gonçalo:
Ciço no gol; Bené, Adão, Edilson, Fabin, Osyfran, Thesco, Cazuza, Joelson e Tielson; Professor Alexandre, Chibicão, Seu Luiz, Peba, Tarcísio, Dean, Chico Bala, Zirleyjone.
Comissão Técnica:
Treinador: Cristiano.
Auxiliares: Juarez e Tarcísio.
A 2ª Copa Regional dos Quarentões do Médio Parnaíba é organizada pela Associação Master de Jogadores Regenerense. A segunda edição contou com a participação de 11 seleções de dez cidades do Estado do Piauí e Maranhão.
Todos os jogos foram realizados em Regeneração, e o palco foi o estádio municipal Alfredo Nunes (o Alfredão).
Ao todo foram pagos 10 mil reais em premiações: R$ 6.000 para o campeão e R$ 4.000 para o vice.
Cerimônia de Premiação da 2ª Copa Regional dos Quarentões do Médio Parnaíba
Durante a cerimônia de premiação, Samuel Ramos, organizador, falou do grande sucesso da Copa Regional dos Quarentões, agradeceu a todos os times que estiveram envolvidos na disputa e destacou que a 3ª edição em 2025 promete ser muito melhor e contar com a participação de mais cidades.


