O mau desempenho de Joe Biden no primeiro debate da corrida presidencial dos Estados Unidos foi destaque na imprensa americanado, mundo inteiro e levantou preocupações.
O debate foi realizado em 27 de junho, pela rede de tv norte-americana CNN.
O desempenho do presidente americano no debate presidencial foi tão fraco, que não restou a menor dúvida: o ex-presidente Donald Trump ganhou de goleada.
Até mesmo Joe Biden em entrevista a uma rádio dos Estados Unidos, ao falar sobre o desempenho no debate com Donald Trump, assumiu que teve “uma noite ruim” e que “errou feio”.
Até aí tudo bem, não ir bem em debates acontece com todo e qualquer candidato, e Biden não é o primeiro presidente Democrata ter um debate ruim, aconteceu com Ronald Reagan e até mesmo com Barack Obama. Era apenas o primeiro de outros que viriam pela frente e Joé Biden poderia reverter e vencer os próximos.

Entretanto, o desastroso debate foi além de uma noite ruim. Acendeu um outro debate e uma pergunta que vem tomando conta dos eleitores americanos: Qual seria o real estado de saúde do presidente Joe Biden? levantou dúvidas sobre suas plenas faculdades mentais e capacidade de governar a nação mais poderosa do planeta.
O espectador atento que prestou atenção ao debate, viu que o presidente dos Estados Unidos não parecia bem. Teve dificuldades para concluir frases, terminar raciocínios, em outros momentos pareceu bastante confuso e travou: ficou parado olhando para o horizonte como se não estivesse ali.
Mais apenas que o vexame que Biden deu no debate, a preocupação de muitos eleitores, principalmente dentro do Partido Democrata, paira agora na capacidade do presidente dos Estados Unidos, de governar.
Dentro do partido Democrata vem crescendo a pressão para que Joe Biden desista de concorrer à reeleição à presidência dos Estados Unidos
Diversos apoiadores da campanha têm ameaçado cortar o financiamento enviado após o pífio debate da semana passada.
Pesquisa após os debates
As novas pesquisas mostram que o cenário é favorável a Donald Trump, segundo uma pesquisa do Jornal americano, The New York Times, Biden está seis pontos atras de Donald Trump 49% contra 46%.
Em outra pesquisa feita pela agência Reuters, os dois candidatos aparecem empatados
Donald Trump: 40%.
Joe Biden: 40%.
Outras pesquisas mostram que Biden piorou no colégio eleitoral, levantamento da CBS, aponta Donald Trump liderando e favorito a voltar à Casa Branca nas eleições de novembro, em cinco estados, decisivos.
Donald Trump: 51%.
Joe Biden: 48%.
A pesquisa da rede de tv americana revelou ainda, que 70% dos eleitores acreditam que Joe Biden não está apto a servir a presidência e não deveria estar concorrendo, 49% disseram o mesmo sobre Trump, de 78 anos.
Um balde de água fria veio dos próprios eleitores Democratas, 48% dos eleitores filiado ao partido, disseram que Joe Biden, de 81 anos, não deveria estar concorrendo a presidência.
A pressão deve crescer ainda mais até as convenções no mês de agosto, uma ala do partido e doadores entendem que a saúde de Biden pode colocar em risco a eleição, porém, o chefe da Casa Branca já disse que vai continuar na corrida presidencial e que ninguém vai tirá-lo das eleições.