Bruenque.com.brPOLITICACiríaco Araújo, ex-presidente da Câmara acusa prefeito de Regeneração de sufocar e impedir o crescimento de novas lideranças dentro do próprio grupo político

Ciríaco Araújo, ex-presidente da Câmara acusa prefeito de Regeneração de sufocar e impedir o crescimento de novas lideranças dentro do próprio grupo político

Eu vejo um gestor muito preocupado consigo próprio, não com seus aliados. Não estou dizendo que ele é ruim para o povo, é ruim para os seus aliados, que não têm oportunidade de crescer no grupo”, disse Ciríaco.

“Prefeito de Regeneração não quer autoridades maiores do que ele”, afirma ex-presidente da Câmara. O clima político na cidade esquentou durante uma sessão da Câmara de Vereadores realizada ainda no mês de novembro. Em tom de desabafo, Ciríaco José de Araújo acusou o prefeito Seu Dua de querer o poder só para si e impedir o surgimento de novas lideranças dentro do próprio grupo político.

Por décadas, Ciríaco foi aliado histórico do prefeito Eduardo Alves Carvalho, conhecido como Seu Dua. Mas, a cada discurso na tribuna, o ex-presidente da Câmara demonstra que rompeu definitivamente com a base governista. Sua fala na sessão foi mais uma prova desse rompimento.

Em um longo e emocionado discurso, Ciríaco acusou o prefeito de praticar uma gestão egoísta, sufocando e bloqueando o crescimento de novas lideranças dentro da base governista.

Em outubro, após ter o mandato como presidente da Câmara de Regeneração cassado pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a terceira eleição consecutiva de Ciríaco, realizada em 1º de janeiro de 2025.

Da tribuna da Câmara, Ciríaco tinha feito um outro desabafo emocionado. Disse que se sentiu abandonado pelo prefeito justamente no momento em que mais precisava de apoio. Segundo ele, não recebeu nenhuma manifestação de solidariedade, sequer uma palavra amiga ou um gesto de incentivo da pessoa de quem mais esperava respaldo nesse período difícil.

“O prefeito não dá espaço para ninguém”

“Seu Dua se enrolou no governo da velha política, não dá espaço para ninguém na gestão. (…) Ele não dá espaço para ninguém. Se você quer ser político, eu vejo na base do prefeito várias pessoas jovens com capacidade de liderar e crescer. Tem vereador que nunca foi político, mas na primeira eleição foi o primeiro colocado. Tem espaço no governo? Tem oportunidade?”, questionou Ciríaco.

Segundo ele, há políticos na base do prefeito que poderiam crescer, mas isso nunca acontece. Por medo ou desconfiança, o gestor, que está em seu quarto mandato, não permite que figuras promissoras se fortaleçam, pois não quer  lideranças maiores do que ele no município, na visão do parlamentar.

Ciríaco pediu aos aliados do prefeito que reflitam sobre continuar ou não no grupo político:

“Observem se vocês realmente vão ter espaço. O prefeito Seu Dua tem lideranças jovens que eu tenho certeza que, se tiverem oportunidades, vão crescer muito. Mas ele não quer uma liderança maior do que ele, não quer alguém que contribua para o município de Regeneração. Eu vejo vereador com projeto bonito, que traz calçamento para o Jacaré, para Mata, para o São Vicente, para o Brejo Grande, mas sequer aparece na inauguração. O prefeito se preocupa que pode crescer o cara politicamente?”, afirmou.

A falta de sucessor e o medo do crescimento

Um dos pontos mais críticos destacados por Ciríaco foi a ausência de um projeto de sucessão. Ele lembrou que, nas próximas eleições, Seu Dua não poderá ser candidato à reeleição, mas não trabalha para promover um sucessor à altura, apesar de haver bons nomes na base.

Para Ciríaco, isso revela uma postura centralizadora e os vícios da “velha política”, impedindo que novos nomes tenham espaço para se destacar.

Exemplos citados por Ciríaco

Tiago Junqueira

Como exemplo de ingratidão, Ciríaco citou o empresário Tiago Junqueira, dono da Real Agropecuária, que sempre esteve ao lado do prefeito, apoiando campanhas e contribuindo financeiramente. Junqueira sempre foi peça fundamental nas vitórias eleitorais de “Seu Dua”. Agora, como candidato ao Senado, esperava apoio do prefeito, mas é quase certo que o prefeito de Regeneração vai declarar voto em outro candidato, Júlio César, e lhe virar as costas.

Indiretamente, Ciríaco deixou nas entrelinhas que Tiago Junqueira poderia estar sendo trabalhado e apoiado para futuramente ser candidato a prefeito com apoio do gestor, mas corre o risco de sequer ter o voto do prefeito para senador.

“O prefeito já disse que não pode ser candidato a prefeito, mas ele tem alguém para dar oportunidade? Será se ele vai votar no Thiago que sempre estendeu a mão para ele? Será? O Thiago nunca fugiu da briga”, afirmou Ciríaco.

Para o ex-presidente, depois de tudo que Tiago fez pelo prefeito, era hora de retribuir com apoio à sua candidatura ao Senado, mas no momento em que Tiago mais precisa, o prefeito pode virar as costas. Por quê? Porque não quer lideranças maiores do que ele.

Vavá Vasconcelos

O atual secretário de Cultura e ex-vereador foi citado como vítima de perseguição política. Ciríaco também citou Vavá Vasconcelos como exemplo de liderança que poderia ter despontado dentro do grupo político do gestor, mas ao invés disso terminou sendo perseguido politicamente. Ciríaco acusou o prefeito de ter trabalhado para tirar o mandato de Vavá por ter contrariado o gestor.

“O vereador Vavá foi um dos maiores parlamentares que esta Casa teve. No dia que ele pensou em votar na doutora Janaína, sofreu a maior pressão da sua vida. Não votou e ainda perdeu a eleição porque desafiou o prefeito. Isso é triste, isso é cercear o direito da pessoa de fazer o bem para Regeneração e de crescer com o seu próprio trabalho para o povo. O vereador fez isso, mas pagou com o mandato. Eu não estou desabafando, estou contando uma verdade.” revelou Ciríaco.

Felipe Helal

Outro exemplo citado foi Felipe Helal, atual líder do prefeito na Câmara e vereador mais votado nas últimas eleições. Apesar de estreante na política, Felipe superou políticos com longa trajetória e base eleitoral consolidada no município, figuras experientes e de peso na política de Regeneração. Na visão de Ciríaco e de analistas políticos, depois do sucesso retumbante de Helal nas urnas, ele deveria estar sendo trabalhado como uma forte aposta política do prefeito, mas Felipe não está tendo o espaço nem a atenção que merece, está sendo negligenciado.

“O vereador Felipe nunca foi político, teve 655 votos na primeira eleição dele. Vereador de poucas palavras no palanque, mas atuante perante ao povo. Espero que o senhor seja visto. Vereador Samuel, eleito duas vezes, sempre contribuiu com a campanha, espero que também receba o apoio necessário. Mas eu vejo um gestor muito preocupado consigo próprio, não com seus aliados. Não estou dizendo que ele é ruim para o povo, é ruim para os seus aliados, que não têm oportunidade de crescer no grupo”, disse Ciríaco.

Felipe tinha tudo para ser uma grande aposta política. Mas não tem espaço nem atenção do prefeito

Izinha Absolon

Como outro exemplo, Ciríaco destacou a atuação da vereadora Izinha Absolon, parlamentar que conseguiu recursos federais significativos para o município através de seu deputado, como uma emenda de R$ 1 milhão para a saúde, um trator e um poço tubular. Ciríaco questionou se o prefeito mobilizaria sua base para ajudar o aliado da vereadora:

“A doutora Izinha conseguiu um milhão para saúde, um poço tubular, um trator. Vai ajudar Regeneração, não vai? Será se o prefeito vai ajudar a vereadora Izinha a arrumar uns votos para o doutor Francisco? Será? Para o doutor Thales? Nunca! Meus amigos, a gente fala isso aqui porque a gente observa as coisas, a gente vê as coisas acontecerem. O prefeito está muito preocupado com sua imagem, com a imagem dos que estão próximos a ele, nunca!”, afirmou Ciríaco.

Odeilton Costa

O vereador Odeilton Costa é outro caso emblemático e, na opinião de Ciríaco, estaria sendo vítima de “fogo amigo”. Parlamentar da base governista, Ciríaco vem dizendo tanto na tribuna como nos bastidores que Odeilton estaria passando por um processo de boicote ou “fritura”.

Odeilton é apontado como um dos parlamentares que mais tem trabalhado na atual legislatura. Ele apresentou diversos projetos e requerimentos voltados para os interesses da população, sendo elogiado pelo ex-presidente como autor de propostas “brilhantes”.

No entanto, apesar da forte atuação, Odeilton tem enfrentado dificuldades: seus requerimentos e até projetos de lei já aprovados estariam sendo deixados de lado pelo prefeito, projetos que estariam sendo “engavetados” para evitar que o vereador se destaque politicamente.

Um exemplo citado foi um projeto de incentivo à cultura do vereador, que desburocratiza eventos, festas, shows e manifestações artísticas e culturais e valoriza artistas da terra, aprovado pela Câmara, mas nunca sancionado pelo prefeito. A proposta não foi vetada nem sancionada, o que teria deixado o parlamentar bastante chateado.

Mais de 80 promotores de eventos e músicos já se mobilizaram e pedem a aprovação da lei de Odeilton Costa. A atual presidente da Câmara, Jaqueline do Sindicato, já se declarou favorável à aprovação. Mas, segundo informações repassadas ao portal Bruenque, para que o projeto vá ao plenário é necessário um parecer do município — um relatório que nunca é emitido. Assim, o projeto segue parado e travado.

Como Odeilton faz parte da base governista, seu projeto deveria ter sido sancionado, mas permanece parado — assim como muitos dos seus requerimentos, sem resposta.

Para o ex-presidente, esse engavetamento deliberado tem um objetivo claro: impedir que Odeilton cresça como liderança política em Regeneração e dentro do grupo do prefeito.

Projetos brilhantes de Odeilton estão na geladeira.

Rompimento e retaliação

Ciríaco também comentou sobre especulações de que perderia cargos na estrutura da administração após ter rompido com o prefeito e votado contra a candidata do gestor para a presidência da Câmara. Ele negou:

“Eu estava observando comentários nas redes sociais, o pessoal dizia: ‘Vão demitir todo mundo do Ciríaco’. Quem é que vai ser demitido? Não tem ninguém, meu amigo. Não tem uma criatura. Não vai sair ninguém porque eu não botei ninguém, porque não me deram nenhuma vaga”.

Se inscreva

Últimas notícias

Cantor de Regeneração recebe sanfona de Wesley Safadão e celebra sonho realizado

O cantor Pebinha Diferenciado, da cidade de Regeneração, viveu...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui