Os maratonistas regenerenses, Fabinho e Manoel Filho, não estavam voltando de um mundial de atletismo ou de uma edição dos Jogos Olímpicos. Não traziam no peito nenhuma medalha de ouro, mas ambos tiveram um retorno e uma recepção digna de verdadeiros campeões olímpicos ao chegarem na cidade de Regeneração, após representarem o Piauí na Maratona Internacional de São Silvestre.
Fabinho e Manoel Filho desceram a pé, atrás de um paredão, com o povo os acompanhando até a praça São Gonçalo, no centro de Regeneração.

No fim da tarde de terça-feira, 02 de janeiro de 2024, dezenas de cidadãos regenerenses largaram tudo o que estavam fazendo – casa, trabalho, filhos, amigos – e foram até a entrada da cidade de Regeneração para entregar uma coroa de louros e ramos de oliveira aos dois maratonistas, assim como faziam os antigos gregos com seus heróis campeões olímpicos.
Depois de um voo que saiu do aeroporto de Guarulhos e quase 14 horas de viagem até a chegada em Regeneração, Fábio Bernardo Vieira e Manuel Filho Viana chegaram da cidade de São Paulo, onde representaram o Estado do Piauí na 98ª Maratona Internacional de São Silvestre.
Mais uma vez, o lugar mais alto do pódio foi dos quenianos, mas para a pequena cidade de Regeneração, a São Silvestre de 2023 foi histórica e também inesquecível.
No último domingo do ano, toda a cidade parou para assistir à Maratona na tela da Rede Globo. Desta vez, não era para ver os quenianos vencerem a prova, havia um motivo especial para quase 18 mil regenerenses ficarem na frente da TV dos Marinhos. Entre os 35 mil participantes, dois eram muito especiais.
Portanto, a histórica participação de dois corredores da cidade, representando o Estado do Piauí no pelotão da elite, já por si só, era uma grande conquista. Em outras palavras, era como se Fabinho e Manoel tivessem cruzado a linha de chegada na frente dos africanos.
Concentração e Percurso

Gritos, apitaços e muito buzinaço acompanharam Fabinho e Manoel Filho pelas ruas do centro de Regeneração.
A concentração para a passeata teve início às 16 horas, e o desfile começou por volta das 17h. Fabinho e Manoel Filho desceram correndo a pé, atrás de um paredão, seguidos por várias motos e carros, acompanhados de muito barulho e um ensurdecedor buzinaço pelas duas principais ruas de Regeneração.
Ao todo, o desfile percorreu 7 quilômetros. Os participantes saíram do Portal de entrada da cidade, percorreram toda a Avenida Alberto Leal Nunes, cruzaram o centro da cidade e seguiram na direção da Rua Gonçalo Nunes, até a garagem da empresa Jurandir, retornando novamente à Praça Severino Nunes, no centro de Regeneração. Na região central, os dois atletas discursaram para a plateia.
Fala, Fabinho: Só Gratidão

Fabinho, que trabalha como coletor de lixo da Prefeitura de Regeneração, ganhou as maiores corridas do circuito piauiense. Ao todo, ele participou de 38 corridas em 2023, nas quais foi campeão em 24, conquistou 8 segundos lugares em 5 categorias e encerrou o ano ao realizar o sonho de correr a São Silvestre.
– “Estou muito emocionado, só tenho palavras de gratidão. Gratidão ao povo regenerense, a todos que vieram atrás de nós, a essa carreata nos homenagear, gratidão a todos os nossos patrocinadores. Não é fácil vencer os quenianos, mas demos nosso melhor. Vamos trabalhar muito mais para que, no final do ano, possamos estar mais uma vez representando nossa cidade, e desta vez não na elite B, na qual participei representando o Estado, mas sim na elite A, competindo de igual para igual com os quenianos e os melhores corredores do Brasil. Minha única palavra é gratidão. Obrigado, Regeneração!”, agradeceu o maratonista.
Fala, Manoel Filho: Gratidão a Todos
Manoel Filho, emocionado com o carinho e reconhecimento dos conterrâneos, aproveitou o momento para expressar sua gratidão.

“Primeiramente, quero agradecer a Deus, porque sem Ele não sou nada. Quero agradecer a todos que tiraram um tempo para torcer no domingo, para mim e o Fabinho. Também não posso deixar de agradecer a todas as pessoas que ajudaram e colaboraram para a realização desse sonho, que é correr a São Silvestre. Não vou citar nomes para não cometer injustiças, mas eles sabem que sou muito grato a todos eles”, disse Manoel.
Jamais Deixaram de Trazer um Troféu para Regeneração
Manoel Filho Viana, também conhecido como a lenda do atletismo regenerense, já fazia história nesse esporte muito antes do surgimento de Fabinho e do fisioterapeuta Jefferson Souza, que montou a primeira equipe de atletismo da cidade. Entretanto, desde que passou a correr com Fábio Bernardo há quatro anos, Manoel lembrou do retrospecto positivo dos dois.
-“Eu e o Fabinho corremos por todo o Piauí. Já corremos em várias cidades, representando nossa cidade, e nunca fomos para uma corrida sem trazer um troféu para nossa Regeneração, tanto ele quanto eu”, lembrou a lenda.