Quarta-feira, 01 de janeiro de 2025, será um dia muito importante para o futuro político de Regeneração. O atual prefeito será empossado para assumir seu quarto mandato à frente da prefeitura. Antes disso, às 10 horas da manhã, os 11 novos vereadores eleitos também tomarão posse de seus mandatos em sessão marcada para acontecer no plenário da Câmara de Vereadores da cidade. Na mesma sessão, os vereadores tomarão uma decisão muito importante: a escolha de quem será o futuro presidente da Casa.
O portal Bruenque apurou que pelo menos quatro vereadores eleitos manifestaram publicamente o interesse em concorrer à presidência: Adalbertino Cunha, Felipe Helal, Samuel da Real e Ciríaco Araújo.
Filtrado os sonhos, desejos e pretensões, nesse momento dois dos candidatos chegam muito fortes na briga pela presidência da Câmara: Samuel da Real (PSD) e o atual presidente da Casa, Ciríaco José de Araújo (PT). Ambos pertencem à Coligação Trabalho Ação e Compromisso que elegeu o prefeito Seu Dua.
Eduardo Alves Carvalho fez uma maioria bastante confortável na Câmara. Das 11 cadeiras, o prefeito elegeu sete vereadores, o que significa que ele não precisa ir atrás dos votos da oposição para eleger o futuro presidente. Bastaria haver consenso dos aliados em torno de um único nome e seria muito fácil a escolha.
Porém, as coisas não saíram como o prefeito esperava. Não houve consenso em torno de um nome único e dois fortes e importantes aliados resolveram se lançar candidatos.
O que se sabe é que está havendo uma disputa muito acirrada entre Samuel da Real e Ciríaco Araújo, fato que tem provocado ressentimentos e mesmo um racha na base que elegeu Seu Dua. Os efeitos colaterais dessa disputa podem deixar cicatrizes profundas.
Nesse processo, Seu Dua diz ser neutro, que não interfere nas eleições da Câmara. Entretanto, embora não tenha manifestado seu apoio publicamente à candidatura de Samuel, o que se comenta é que o parlamentar seria o candidato do prefeito e a orientação dos aliados é votar nele na eleição.
Além disso, Samuel também conta com outro forte aliado de peso, o amigo e empresário Tiago Junqueira. O dono da Real Agropecuária tem trabalhado fortemente nos bastidores, chegando inclusive a sentar com a oposição para que Samuel consiga os seis votos que precisa.
Por outro lado, o atual presidente da Câmara, o vereador Ciríaco Araújo, tem plena confiança e acredita que tem os votos para ser eleito pela terceira vez presidente da Casa. Para isso, Ciríaco contaria com votos tanto de vereadores da oposição quanto da base que elegeu Seu Dua.
A favor de Ciríaco também conta o ótimo trabalho que ele desempenhou nos últimos quatro anos. Sua condução à frente da Câmara é muito bem avaliada entre os pares.
Há também a possibilidade de um dos dois candidatos recuarem e ficar apenas um na disputa.
Mas se não houver nenhuma grande surpresa de última hora, quando o colegiado se reunir às 10 horas desta quarta-feira, Ciríaco Araújo ou Samuel da Real se sentará na cadeira de presidente.
Outros Cenários
Os dois são os favoritos, porém há outros cenários possíveis que podem influenciar e decidir a escolha do próximo presidente da Câmara de Vereadores de Regeneração. Um deles é a Casa cair nas mãos da oposição, o que seria terrível para o prefeito.
Traição
![](https://bruenque.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Snapinsta.app_470901618_456394734171010_6182602866226351101_n_1080-1.webp)
Fontes ouvidas pelo portal Bruenque afirmam que o atual presidente está confiante que será reeleito e conta com votos da base. Do contrário, Ciríaco não estaria disposto a engolir uma traição do prefeito e seus aliados . Caso isso aconteça, se o presidente da Câmara sentir que sua candidatura é inviável, Ciríaco estaria disposto a apoiar uma chapa formada por vereadores da oposição. Sendo assim, Jaqueline do Sindicato, Clecyo da Biluca, Daniel Moreira ou Jailton do Cruz sairia como candidato contra Samuel.
Fazendo as contas, a chapa da oposição teria cinco votos, mas ainda faltaria um. Ainda não se sabe qual seria ou foi a moeda de troca utilizada na barganha para obter o sexto voto, mas vereadores da oposição trabalham com esse cenário e acreditam que é possível elegerem o próximo presidente.
Porém, esse cenário, embora possível, é o mais difícil. É muito pouco provável que o prefeito permita que a Câmara caia nas mãos da oposição, o que seria péssimo para ele. Com certeza, Seu Dua faria tudo que estivesse ao seu alcance, entregando o que fosse necessário na administração para evitar isso e impedir que o próximo presidente seja dos opositores.
Candidato mais independente
![](https://bruenque.com.br/wp-content/uploads/2024/12/8d650b9fe5f0b44e4ff72fb5cd8056e9fa3ccc26-Copia-1-scaled.webp)
Outro cenário analisado pelo portal Bruenque seria a eleição de um candidato mais independente da base do prefeito, em outras palavras, aquele que teria menos influência dele. Francisca do Pedro Gato é a que mais se enquadra nesse perfil. Entre o atual líder do prefeito e um candidato com esse perfil, os vereadores da oposição estariam inclinados a votar nele.
A mulher do advogado Pedro Gato, para muitos, é vista como a vereadora mais independente do grupo que elegeu Seu Dua, a que não irá dizer amém a tudo que o prefeito quiser. No passado, Eduardo Alves Carvalho teve muitos problemas com esses parlamentares rebeldes. Júnior do Jabiraca e Beto Nunes, embora tivessem sido da base de apoio do gestor na Câmara, nunca rezaram totalmente na cartilha do prefeito e não foram poucas as vezes que foram contra os interesses da prefeitura. Há quem diga que o executivo viu com certo alívio quando os dois não foram reeleitos.
No caso de Francisca, fontes ouvidas pelo portal Bruenque disseram que a oposição estaria disposta a dar um voto de confiança nela. Sendo assim, com o voto dela, os quatro vereadores da oposição e o vereador Ciríaco, a conta fecharia e ela venceria Samuel da Real. Mas resta saber se ela aceitou.
Considerando o mesmo cenário aplicado a Francisca, embora mais remoto, Isinha Absolon, também teria uma chance de ser a próxima presidente da Câmara. Afinal, ela foi fundamental na eleição de Seu Dua e certamente deve ter recebido promessas de coisas boas. Resta saber se o prefeito cumpriu com o prometido ou se ela estaria descontente.
Façam suas apostas. Quem será o próximo presidente da Câmara? tudo pode acontecer. O voto de Ciríaco Araújo terá um peso decisivo e seria o fiel da balança.
![Disputa acirrada entre Samuel da Real e Ciríaco Araújo: Cenários que podem influenciar a escolha do próximo presidente da Câmara de Regeneração. Slide](http://bruenque.com.br/wp-content/plugins/revslider/public/assets/assets/dummy.png)