A seleção Brasileira carimbou seu passaporte para segunda fase da Copa do Mundo do Catar, a classificação foi assegurada após uma magra e difícil vitória contra a seleção da Suíça, nesta segunda-feira (28), no Estádio 974, em Doha. Casimiro aos 38 minutos do segundo tempo fez o único gol do jogo. O Brasil chegou aos seis pontos e assegurou a vaga antecipada na próxima fase da Copa do Mundo do Catar.
Na estreia o Brasil já havia vencido a sérvia por 1 x 0 e se beneficiou com o empate entre Camarões e Sérvia (3 x 3 ) para garantir a classificação de forma antecipada.
O Brasil foi a campo sem seu principal craque, Neymar. Tite deu lugar a Fred no meio de campo da seleção brasileira. Da mesma forma que a sérvia tinha feito no primeiro jogo do Brasil, a Suíça também se fechou atrás e adotou a estratégia de jogar por uma bola. Nos 90 minutos de bola rolando, o Brasil dominou completamente o jogo, o adversário não deu praticamente um único chute na direção do gol do goleiro Alisson Becker, mas o gol canarinho demorou a sair.
A defesa fechada suíça, impôs muitas dificuldades para os homens de frente do Brasil chegar as redes. A vitória magra e sofrida só foi construída com ajuda de jogadores que saíram do banco de reserva. No segundo tempo, Tite colocou em campo Bruno Guimarães e Rodrigo e os dois foram peças fundamentas e tiveram participação decisiva do lance que destravou a forte retranca do pais Europeu. O relógio já caminhava para os 40 minutos do segundo tempo, quando saiu dos pês de Rodrigo passe para o gol de Casemiro (1×0).
A última vez que o Brasil caiu na primeira fase de uma Copa do mundo, foi a 56 anos atrás. Na Copa da Inglaterra em 1966.
O Brasil fecha sua participação na primeira fase da Copa do Catar na sexta feira 16 horas, enfrentando a seleção de Camarões. Um empate contra o time Africano garante o primeiro lugar do grupo. Uruguai ou Gana são os prováveis adversários das oitavas.