Bruenque.com.brCIDADESDona Tatá: a disposição de uma produtora de cajuína de 81 anos

Dona Tatá: a disposição de uma produtora de cajuína de 81 anos

Ela tem uma lanchonete e restaurante em Regeneração há 53 anos, sendo muito conhecida na região. Ela aprendeu a fazer cajuína, bebida típica do Piauí a base de suco clarificado do caju, ainda criança e nunca mais parou

Quem conhece esse sorriso, logo se encanta. Maria do Carmo Soares, a Tia Tatá, de 81 anos, esbanja jovialidade e disposição. O segredo? Olha, ela até tem algumas dicas, mas a produção de  cajuína  e licores parece ser uma das fórmulas da juventude dessa senhora, que conquista as redes sociais.

Ela tem uma lanchonete e restaurante em  Regeneração  há 53 anos, sendo muito conhecida na região. Ela aprendeu a fazer cajuína, bebida típica do Piauí a base de suco clarificado do caju, ainda criança e nunca mais parou. A filha, Rosana Barros, confessa que a mãe não para quieta.

A história com a cajuína é antiga. “A gente sempre morou no interior e tinha muitos cajueiros. Então minha tia conheceu uma pessoa que fazia cajuína, então aprendeu, desde novinha. Eu sempre gostei de cozinha e eu era curiosa para fazer coisas novas. A gente usava filtro de lona e suco de caju tinha que ser cortado com a resina do próprio caju”, explica Maria do Carmo Soares, a Dona Tatá.

Ela acompanhou de perto o processo de  modernização da produção . “A gente fazia e engarrafava com muita dificuldade. Naquela época a gente aproveitava as tampas de cervejas, nós escaldávamos. Nunca usei nada químico, era suco de caju puro. Então colocamos nos tachos para ferver. Hoje tudo mudou, tem fábrica de garrafa e tampa. E tô hoje, aos 82 anos, fazendo cajuína”, acrescenta Dona Tatá.

Inquieta! Quando não faz cajuína, Tia Tatá faz renda

Ela também investe em novos produtos, como vinhos e licores. “O vinho de carambola é uma coisa nova. Então conheci essa receita, que me despertou curiosidade. Fiz a primeira vez e todo mundo gostou. Estou com outra remessa para sair em junho. São quatro meses de infusão. Eu já experimentei licor de jenipapo , jamelão, tangerina, caju e laranja. Quero me especializar nisso”, revela.

Mas afinal,  qual o segredo para tanta disposição ? Certa está a Dona Tatá. “Eu, com 81 anos, faço 82 em agosto, e sei que posso tudo. naturais, sem produtos químicos. Além disso, muito amor e direito de dormir”, finaliza.

Onde está Lívia? Câmeras registram última imagem de jovem que desapareceu em Jardinópolis

Se inscreva

Related articles

Maior acidente rodoviário no Brasil deixa 39 mortos em Minas Gerais

Na madrugada deste sábado, 21 de dezembro, um terrível...

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Regeneração

Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, foram diplomados...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui