Bruenque.com.brBRASILGeneral Braga Netto entregou dinheiro em sacola de vinho para executar plano de assassinato de Lula e golpe de Estado

General Braga Netto entregou dinheiro em sacola de vinho para executar plano de assassinato de Lula e golpe de Estado

Na manhã deste sábado, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados judiciais expedidos pela Suprema Corte contra investigados no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022. Entre os alvos, está o general da reserva Walter Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. É a primeira vez na história que um general de 04 estrelas é preso no Brasil.

A PF realizou dois mandados de busca e apreensão e uma medida cautelar em Brasília e no Rio de Janeiro. Além de Braga Netto, foram feitas buscas na residência do coronel da reserva Flávio Botelho Peregrino, auxiliar do ex-ministro durante o governo Bolsonaro.

Em comunicado oficial, a PF confirmou que Braga Netto está sob custódia do Exército Brasileiro, no Comando da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro. O Centro de Comunicação Social do Exército esclareceu que a Força está colaborando com as investigações e acompanhando as diligências realizadas por determinação da Justiça.

Segundo a investigação, novos depoimentos de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens, revelaram a participação de Braga Netto nos fatos investigados, desempenhando um papel de liderança, organização e financiamento das ações golpistas. Além disso, há indícios de que o general tentou reiteradamente embaraçar as investigações.

Mauro Cid afirmou à PF que Braga Netto entregou dinheiro em uma sacola de vinho ao então Major Rafael de Oliveira, que seria utilizado para financiar as despesas necessárias para a realização da operação golpista. Dias depois da reunião, Braga Netto entregou mais dinheiro em uma sacola de vinho para os “kids pretos” conseguirem levar o plano de matar o presidente Lula adiante.

Braga Netto foi preso preventivamente em sua residência, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, e ficará detido em uma dependência militar ligada ao Comando Militar do Leste.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, celebrou a prisão nas redes sociais, afirmando que a Justiça brasileira e a Polícia Federal estão firmes na punição contra aqueles que organizaram a tentativa de golpe no país.

–  “ Mais um passo foi dado pela Justiça brasileira e pela Polícia Federal para mostrar que seremos firmes com a punição contra aqueles que organizaram a tentativa de golpe no país que assassinaria pessoas como o presidente eleito, o vice-presidente eleito e ministro do Supremo Tribunal Federal” falou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, num vídeo nas redes.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também se manifestou, destacando a importância da defesa da democracia e da punição dos golpistas.

Por outro lado, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente da República, criticou a prisão de Braga Netto, alegando que ela representa um “atropelo” das leis e que o general não representa risco para a ordem pública.

No fim da tarde, Braga Netto passou por audiência de custódia, a prisão preventiva do general da reserva foi mantida pelo STF.

“Com a crença na observância do devido processo legal, teremos a oportunidade de comprovar que não houve qualquer obstrução às investigações”, se manifestou a defesa em nota, assinada pelos advogados do ex-vice de Jair Bolsonaro – Gabriella Leonel Venâncio, Francisco Eslei de Lima e Luis Henrique César Prata.

A prisão de Braga Netto é um marco importante na luta e na defesa do Estado Democrático de Direito no Brasil.

Onde está Lívia? Câmeras registram última imagem de jovem que desapareceu em Jardinópolis

Se inscreva

Related articles

Maior acidente rodoviário no Brasil deixa 39 mortos em Minas Gerais

Na madrugada deste sábado, 21 de dezembro, um terrível...

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Regeneração

Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, foram diplomados...

Um pouco sobre nós

José Pereira

O editor e fundador do portal bruenque.com.br. Há duas décadas joga no time do jornalismo da Rádio Tribuna de Regeneração: produziu e editou milhares de matérias, reportagens e entrevistas ao longo de 23 anos atuando na área.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui