A polícia civil do Piauí concluiu o inquérito e indiciou um idoso de 74 anos, por estupro de vulnerável contra as próprias bisnetas, uma criança com 05, e outra irmã de 07 anos de idade.
O crime aconteceu no município de São José do Piauí, localizado a 288 km de Teresina.
Abuso na praça.
As investigações começaram através de uma denúncia anónima, um morador da cidade flagrou o exato momento em que o idoso abusava de uma das bisnetas, em plena praça pública, e enviou o vídeo para a Polícia Militar, que posteriormente entregaram tudo que foi filmado para a delegada Francineide Fontes, que conduziu as apurações.
– Ele segue na penitenciária desde o dia em que foi preso preventivamente. Ouvimos a irmã da vítima, uma menina de 7 anos, e ela afirmou ter sofrido abusos do bisavô. Ele chegou a oferecer um aparelho celular para ela como forma de chantagem”, para que a menina não contasse nada para ninguém, destacou a delegada da Seccional de Picos.
Após o início das investigações, a polícia terminou descobrindo, que a criança de cinco anos, não tinha sido a única vítima do idoso, ele também havia abusado da irmã, uma outra menina de apenas 07 anos, que também denunciou os abusos por parte do bisavô, como revelou a delegada.
– A notícia que chegou através do vídeo era que seria uma bisneta do investigado e no apurado da investigação. No decorrer da investigação, nós chegamos à conclusão de que foram duas bisnetas, duas irmãs, uma de cinco e outra de sete anos de idade. A Família não tinha conhecimento porque como ele era bisavô, ele sempre tinha acesso às crianças. Ele a levava para lanchar. Ele pegava na escola, levava para a escola. Então a família nunca desconfiou, que as crianças estivessem sendo abusadas pelo próprio bisavô, revelou a delegada.
Terceira vítima
Ainda de acordo com a delegada da Seccional de Picos, Francineide Fontes, o idoso de 74 anos, pode ter feito uma terceira vítima. Uma mulher que hoje possui mais de 18 anos, procurou a Polícia Civil pelas redes sociais para denunciar o homem pelo mesmo crime cometido contra as bisnetas, anos atras.

A Seccional de Picos aguarda o comparecimento dessa suposta vítima até a delegacia para instaurar um novo inquérito contra o ancião.
– Chegou uma informação, uma vítima fez contato e estamos aguardando para pegar o depoimento dela. Ela disse que também foi vítima dele em algum momento. Então a gente está aguardando ela comparecer para que seja iniciado o procedimento com relação a ela, já que ela fez contacto através da nossa rede social Instagram e o idoso está preso preventivamente. Ele se encontra na penitenciária à disposição da justiça.
As estatísticas de violência sexual contra crianças e adolescentes mostram que a grande maioria dos abusos são praticados por pessoas conhecidas : familiares, parentes, vizinhos, ou seja, pessoas muito próximas, que têm acesso ás vítimas. A delegada ressalta que é importante, pais e responsáveis estarem atentos, pois as crianças sempre manifestam comportamentos diferentes que podem servir de alertas.
– A grande maioria, ou é parente próximo mesmo, de dentro de casa, ou é algum vizinho ou algum amigo da família. Eu, até o momento, enquanto delegada aqui de Picos. Eu não tenho conhecimento de estupro de vulnerável praticado por terceiros desconhecidos, sempre é parentes e amigos da família ou vizinhos. No geral, ela fica triste, a criança fica, ela demonstra alguma forma de angústia, principalmente, ela fica triste, ela tenta se isolar dos colegas, então a escola, fora à família, a família como um todo, dentro de casa, aquela família atenta, ela pode perceber algum sinal. A escola é o segundo lugar em que é mais provável de ser identificada, quando a criança está sendo violentada de alguma forma, orientou Francineide Fontes.
Denuncie
Canais de denúncia contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, Conselho Tutelar de Regeneração – PI.
Denúncias Pelo WhatsApp : 99971 – 1093;
Denúncias através de ligações: 99433- 1558.
Há ainda o disk 100.